A Okapi

Aprender enquanto se Brinca!

A preocupação de muitos pais de crianças que não frequentam a creche e pré-escola é ter a certeza que lhes dão acesso a atividades e brincadeiras que estimulem as suas capacidades. As crianças querem brincar o tempo todo e nem sempre podemos estar com eles, até porque não é fácil mantermos o interesse nas brincadeiras, enquanto adultos, e isso é perfeitamente normal! A brincadeira livre é fundamental para o desenvolvimento cerebral das crianças, é nesses momentos que a imaginação flui e que desenvolvem a sua criatividade. Cada criança é única e tem os seus próprios interesses que variam muito, dependendo da fase de desenvolvimento em que se se encontra.

A melhor forma de uma criança aprender é enquanto brinca! Se essa brincadeira for ao encontro dos interesses da criança e se ajustar ao período sensível em que se encontra, então essa aprendizagem é ainda mais fluída e a criança sente-se feliz e realizada. Devemos tentar ajustar cada atividade ao que a criança nos vai mostrando que mais gosta de fazer, por vezes é tão simples como escolher um tema que lhes desperte a curiosidade. O segredo para trabalharmos algumas competências, como por exemplo a linguagem, é preparar atividades que permitem que a criança desenvolva essa capacidade, adquira novo vocabulário, explore os sons, mas tudo isso enquanto brinca.

Eu defendo que devemos sempre deixar as crianças brincarem, e isso vem acima de qualquer atividade. Brincar é aprender! Correr no parque, explorar o mundo livremente, estarem ao nosso lado nas tarefas domésticas ou do dia-a-dia, tudo isso é aprender. As atividades são mais uma forma de o poderem fazer e que nos vão também permitir desligar das obrigações e desfrutar de tempo ao lado dos nossos filhos.

Durante os primeiros anos de vida, os bebés absorvem todas as experiências e são extremamente sensíveis a diferentes estímulos. É nessa fase que devemos proporcionar-lhes oportunidades de poderem explorar o mundo que os rodeia. Normalmente, achamos que os bebés apenas se vão interessar por brinquedos sonoros e muito coloridos, que acabam por fazer tudo sozinhos e que lhes despertam pouco interesse. Esquecemos que existe todo um mundo maravilhoso à sua volta que eles estão desejosos de conhecer. Pequenos objetos do dia-a-dia são aqueles que mais captam a atenção do bebé, se soubermos preparar as atividades certas, vamos assistir a momentos impressionantes de concentração e interesse que lhes proporcionam uma experiência tão rica de aprendizagem. Muitos cuidadores não sabem como distrair as crianças e queixam-se de que, mesmo rodeados de brinquedos, não se mantêm ocupados por muito tempo. A Okapi leva até cada casa um mundo de magia para descobrir ao longo de um mês, várias atividades estudadas e pensadas para estimular, divertir, permitir que o bebé/criança explore o seu potencial, enquanto aprende.

Todos os meses exploramos um tema diferente, com atividades que permitam trabalhar diferentes áreas: sensorial, matemática, linguagem, vida prática, permitindo que as crianças desenvolvam as suas capacidades, trabalhem a motricidade fina (tão importante ao longo da vida) e tenham acesso a atividades são que cada vez menos exploradas. A falta de tempo e o acesso a uma maior variedade de brinquedos e tecnologia, afastam-nos deste tipo de atividades manuais, tão importantes no desenvolvimento das crianças.

Como funciona?

A Okapi resolve o problema de falta de tempo, que tantas vezes nos impede de realizar atividades manuais e, acima de tudo, garante bons momentos em família, já que um dos objetivos é que os pais/cuidadores e crianças desenvolvam cada atividade em conjunto.

Encomendar/Subscrever

Depois do dia 21 de cada mês, as caixas de atividades começam a chegar a sua casa!

Cada caixa contém todo o material necessário para a realização de várias atividades pensadas para estimular a criatividade das crianças! Aprender enquanto brincam e, o mais importante, passar tempo de qualidade em família!

A quem se destina?

A todas as crianças entre os 12 meses e os 5 anos (aproximadamente).

Como começou?

Quando decidi ficar em casa com a minha filha a tempo inteiro, comecei a pesquisar atividades divertidas e didáticas para poder fazer com ela, que lhe permitissem desenvolver capacidades adequadas à idade, estimular a curiosidade e criatividade, explorar novos materiais, ter experiências sensoriais diferentes, ao mesmo tempo que passávamos tempo de qualidade juntas! Mas nem sempre era fácil encontrar os materiais necessários para realizar cada atividade, decidir os temas, planear com antecedência e garantir que, além de divertidas e apelativas, seriam também atividades que lhes permitisse aprender. Depois de alguma formação, de uma pesquisa exaustiva, da discussão com educadores e psicólogos, comecei a preparar caixas temáticas de atividades para cada mês, e assim, na hora de brincar, não tinha que me preocupar com os materiais, com a preparação da atividade e podia aproveitar ao máximo o tempo com a minha filha! Senti, ao longo de mais de 1 ano de partilha de atividades nas minhas redes sociais, que muitos pais sentiam essa mesma dificuldade. Querem fazer atividades com os filhos, mas não sabem onde encontrar os materiais, não têm tempo de as preparar, e acabam por desistir.

Surge assim a Okapi, a primeira caixa de atividades para crianças em Portugal, que pretente levar criatividade até sua casa, para que nunca mais se preocupe com as atividades que vai fazer, sem ter que comprar materiais, deslocar-se a várias lojas, perder tempo a planificar e organizar a atividade.

Voltar ao topo