Receita “Terra” comestível – Os Legumes
As crianças adoram meter as mãos na terra e explorar esse elemento maravilhoso da natureza! No entanto, nem sempre existe essa possibilidade e, por vezes, pode não ser seguro para as crianças mais pequeninas.
Temos uma sugestão para ti – Terra comestível e segura para crianças de todas as idades! Descobre como preparar em casa.
Horta de primavera
Cria uma horta em ponto pequeno para que a criança possa explorar livremente. As brincadeiras sensoriais através da recriação de situações e objetos reais (small world) são fundamentais para o desenvolvimento das crianças e permitem aprender e desenvolver competências. Tendemos a achar que são apenas momentos em que eles se sujam, ou fazem uma grande confusão, mas são essas experiências sensoriais que os ajudam a desenvolver os sentidos, a trabalhar o raciocínio lógico e a compreender melhor o mundo que os rodeia. Isto aplica-se a todas as idades.
Receita “terra”
Ingredientes
- Um pacote de farinha branca
- Farinha de alfarroba até escurecer o suficiente (também poderá ser chocolate ou cacau)
- 2/3 copos de óleo (poderá ser óleo de bebé, mas nesse caso, ter mais atenção quando colocado na boca, apesar de ser seguro, não deve ser ingerido em quantidade)
Misturar tudo muito bem até a farinha se tornar húmida e mais moldável. Vamos sentir uma textura incrível, muito semelhante a terra verdadeira! Além disso, como leva alfarroba, o cheirinho é maravilhoso e o próprio cheiro faz parte da experiência sensorial, ajuda a criança a desenvolver também esse sentido. Pede à criança que cheire a terra e diga o que sente!
O que podem acrescentar para parecer uma horta:
- Vários legumes (em Eva, cartolina ou feltro). Também podem ser legumes de brincar!
- Mini placas para identificar cada legume (sugestão: usar um pauzinho de gelado e colar imagens)
- Vários recipientes (baldes, caixinhas…)
- Uma pá pequena ou uma colher
Depois é apenas permitir que a criança use a imaginação e brinque livremente! A terra pode ser guardada algum tempo para novas brincadeiras!
You must be logged in to post a comment.